Manchas na pele: Saibam quais são as mais comuns e como evitá-las

Ter manchas na pele é um problema comum, mas quase nunca desejado pelas pessoas que as têm. Quando essas manchas são expostas, o transtorno fica ainda maior, já que causa certo constrangimento e pode abalar até mesmo o estado emocional de uma pessoa.

2.1 MANCHAS NA PELE 02

Sabendo disso, é importante conhecer os principais tipos de manchas que podem surgir e saber como é possível evitá-las. Para ajudá-la nesse assunto, nós preparamos um post completo e cheio de dicas. Quer saber mais? Então, se liga nas nossas dicas!

  • Manchas de Sol

A mancha escura causada pelo sol é o tipo mais comum de pigmentação, já que todos nós estamos expostos ao sol de uma forma ou de outra. Podemos perceber o surgimento nos braços, nas mãos e no rosto. Essa coloração surge como uma reação que a pele tem ao tentar se proteger dos raios nocivos, agrupando mais melanina em pontos sensíveis e formando uma barreira de proteção.

Elas são mais frequentes em pessoas que têm pele mais clara, mas também podem aparecer em pessoas morenas que tomam sol demais e não usam nenhum tipo de proteção contra os raios UV. Sua manifestação costuma acontecer após os 40 anos, mas isso não é uma regra.

Como tratar

A melhor prevenção para esse tipo de mancha é escolher os horários de exposição ao sol  antes das 09h e após as 16h,  e investir em um protetor solar indicado para seu tipo de pele. Também é possível usar chapéu, guarda-sol e outros itens que barram os raios solares.

Para tratar, é possível apostar na esfoliação quando a mancha ainda é superficial. Quem tem pintinhas mais profundas pode procurar por cremes tópicos, peeling e tratamento com laser ou luz pulsada.

  • Melasmas

O melasma também é uma mancha comum, principalmente entre mulheres grávidas e aquelas que estão passando pelo período da menopausa. Ele surge com mais frequência na pele do rosto e está altamente ligado a alterações hormonais no corpo, principalmente para quem tem a síndrome dos ovários policísticos.

O melasma tende a se manifestar quando a pele é exposta ao sol e é mais comum em mulheres de pele clara.

Como tratar

Como o melasma depende de uma condição hormonal, é difícil fazer sua prevenção. Mesmo assim, é recomendado que se use proteção solar.

Por se tratar de uma mancha muito forte e muito enraizada na pele, não é possível usar métodos simples e caseiros para o seu tratamento. O ideal é procurar por profissionais da área para um tratamento correto para seu tipo de pele.

  • Manchas avermelhadas

Essas manchas podem ser causadas por uma série de fatores, vai de manchas de sol até alguma doença mais preocupante.

A pele costuma ficar avermelhada quando entra em contato com algum agente que é capaz de irritá-la, como sabonetes, produtos químicos, suor, alimentos e assim por diante. Também é possível que as manchas na pele sejam causadas pela proliferação de bactérias e fungos ou pela presença de oleosidade e acne.

Como tratar

Para saber como prevenir e tratar uma mancha avermelhada, é preciso entender o que a causa. Para isso, sugerimos que você procure seu dermatologista e faça os exames adequados, capazes de indicar seu problema e o tratamento.

Ele, geralmente, é feito à base de cremes e sabonetes que ajudam a acalmar a pele, mas, dependendo da gravidade da situação, pode ser necessário tomar anti-inflamatórios.

Também é possível prevenir esse tipo de mancha fazendo a limpeza adequada da pele, removendo a maquiagem e usando produtos capazes de eliminar as sujeiras profundas.

  • Manchas de micose

A micose é uma mancha que pode ter aspecto branco ou marrom e manifesta-se na pele por meio de um fungo. Esse problema pode ser bem persistente e é contagioso. As manchas na pele costumam se manifestar quando a pessoa está com o sistema imunológico enfraquecido, gerando a oportunidade de o fungo se proliferar.

Como tratar

Para se prevenir, é importante não compartilhar pertences pessoais com pessoas que têm esses problemas, além de ficar atento em praias e piscinas. O tratamento só pode ser feito com base em medicamentos antifúngicos, que devem ser receitados por um médico.

Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Então, basta clicar no botão ai embaixo e receba um ebook completo e 100{2d6c44e7f88a089999a76d7c5b0c34bfdbb92e369f580a2d042cca46b7c2d603} grátis.