WhatsApp Marketing: aprenda o que é?

Whatsapp Marketing? Certamente você já tem o WhatsApp instalado em seu celular, não é mesmo?

Assim como você, bilhões de pessoas ao redor do mundo utilizam esse aplicativo para se comunicar. Um número bastante expressivo que nos leva a pensar automaticamente em negócios.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários. E as estimativas indicam que, somente no Brasil, são mais de 120 milhões de usuários.

Ou seja, sua marca tem a possibilidade de alcançar 120 milhões de clientes em potencial. É um número que poucas redes sociais são capazes de oferecer!

Mas fazer marketing no WhatsApp não é tão simples assim. De fato, muitas marcas e empreendedores desconhecem o poder dessa plataforma. Ou, se investem no app, o fazem de maneira errada.

13.2 WhatsApp Marketing 1

O que é WhatsApp Marketing?

WhatsApp Marketing não é o nome de um recurso disponível no aplicativo, mas de uma estratégia que faz do app um canal específico para que marcas e empresas ampliem seu alcance e dialoguem com seus públicos.

Após o lançamento e o boom de downloads e usuários, o WhatsApp começou a chamar a atenção das empresas. Tanto sucesso acabou chamando a atenção de empresas, que passaram a ver no WhatsApp um importante canal de relacionamento com a audiência.

Muitos negócios locais começaram a usar o app em suas estratégias comerciais de diversas maneiras: para marcar e desmarcar compromissos, dar suporte aos clientes, divulgar novos produtos e serviços e até mesmo realizar vendas.

Junto ao SMS Marketing, o WhatsApp tem uma das melhores taxas de conversão e engajamento entre os canais de comunicação.

Não demorou muito para que a plataforma criasse um aplicativo próprio voltado para gerenciar esse tipo de interação. Foi assim que foi lançado o WhatsApp Business.

13.2 WhatsApp Marketing 3

Como fazer WhatsApp Marketing na prática?

Embora o WhatsApp Business conte com muitas ferramentas e funcionalidades voltadas para negócios, ele não oferece suporte para anúncios. Por causa disso, você terá que abusar da criatividade na hora de fazer marketing para WhatsApp.

O primeiro passo é desenvolver sua estratégia para o mensageiro em conjunto com sua estratégia de marketing digital. Assim, você garante mais uniformidade em todos os canais.

Ok, isso está parecendo teórico demais e você quer saber como impulsionar vendas, fazer propaganda ou melhorar seu script com o WhatsApp Marketing? Bom, então agora é a hora!

Separamos as principais formas de usar o WhatsApp para melhorar suas vendas.

  • Para se relacionar e atender clientes e prospects em tempo real

Oferecer um bom atendimento é essencial para o sucesso de qualquer negócio.E, com o WhatsApp Marketing, você pode facilitar as coisas e elevar sua empresa a outro nível.

Agindo com atenção, educação, rapidez e simpatia, você pode conquistar o coração de qualquer cliente.Quem não quer ter suas dores e dúvidas ouvidas e resolvidas?

O WhatsApp funciona até mesmo como um meio de poder se retratar e corrigir possíveis erros com a clientela.Como permite conversas privadas, sua empresa pode reverter situações delicadas e, quem sabe, fidelizar clientes nessas experiências que tinham tudo para ser negativas.

Afinal, é uma forma de proporcionar um atendimento exclusivo, personalizado e que se vale de respostas imediatas.

  • Envio de promoções e ofertas exclusivas

O WhatsApp é um dos canais mais interessantes para divulgar ofertas e promoções personalizadas.

Por exemplo, você pode criar descontos exclusivos para os clientes que entrarem em contato com sua marca por meio do WhatsApp. Ou criar grupos e listas de transmissão para divulgar ações promocionais em primeira mão.

Mas lembre-se que esse tipo de contato só deve ser feito caso o usuário aceite receber suas mensagens. E evite enviar mensagens promocionais em excesso. Caso contrário, você poderá ser marcado como SPAM.

  • Para divulgar conteúdos de valor

Outra boa ideia é enviar conteúdos relacionados ao seu nicho, como dicas úteis, estudos científicos, tendências ou respostas às dores dos clientes.

Funciona como uma espécie de: “Oi! Lembrei de você e quero te ajudar!” ou “Olha só como domino meu ramo de atuação e estou atento ao mercado!”. Demonstra empatia, cria uma relação de proximidade e, ao mesmo tempo, gera autoridade.

  • Gerar tráfego para seu site e converter leads

Outra maneira de colocar o WhatsApp marketing em prática é usar o aplicativo para aumentar o tráfego de seus outros canais, como seu site ou blog, por exemplo.

No item anterior, falamos que é importante oferecer conteúdo relevantes e evitar o envio frequente de propagandas.

Pensando nisso, você pode usar o mensageiro para divulgar novos artigos em seu blog ou o site de seu negócio.

Além disso, também é possível converter leads por meio do WhatsApp. Para isso, procure divulgar uma landing page para seus contatos.

  • Venda direta

O WhatsApp também pode servir como mais um canal de vendas, permitindo que os clientes fechem compras diretamente pelo app.

Para isso, ofereça um catálogo com seus produtos e serviços. Pode ser um PDF, uma landing page ou uma loja online. Assim, eles podem escolher os produtos que desejam adquirir.

E, por meio de mensagens, você pode comunicar a eles a disponibilidade das mercadorias e orientá-los sobre os procedimentos de pagamento.

E, caso você venda produtos físicos, pode informar o prazo de entrega e enviar o código de rastreamento para que o cliente acompanhe o envio da encomenda.

O marketing no WhatsApp traz muitas possibilidades, entre as quais está o aumento de vendas. Com as boas práticas, dá para fazer o seu negócio decolar com ajuda do mensageiro instantâneo.

Quer saber mais sobre como melhorar o seu negócio? Então, entre para minha lista VIP agora e receba um ebook completo e 100{2d6c44e7f88a089999a76d7c5b0c34bfdbb92e369f580a2d042cca46b7c2d603} grátis. Basta clicar no botão ai embaixo.